Os engates rápidos pneumáticos desempenham um papel crucial em sistemas de ar comprimido e outros sistemas pneumáticos, facilitando a manutenção e a substituição de ferramentas de maneira ágil e eficiente. O principal fluido de passagem utilizado nesses engates é o ar comprimido, embora também sejam comuns em sistemas com água ou óleo. A fabricação desses engates varia conforme as exigências do ambiente de trabalho e o tipo de fluido, sendo feitos a partir de materiais como aço carbono niquelado, aço inoxidável, latão natural ou niquelado, e aço carbono zincado. A escolha do material depende de fatores como a temperatura e a pressão de trabalho, além do tipo de fluido.
A vedação nos engates rápidos pneumáticos também é um fator importante, especialmente porque varia de acordo com a temperatura dos fluidos. Em temperaturas entre -20ºC e +80ºC, é utilizada a vedação em NBR (borracha nitrílica), enquanto para temperaturas entre -20ºC e +160ºC, a vedação é feita com fluorcarbono (Viton). A pressão de trabalho normalmente varia entre 16 bar e 20 bar, mas em sistemas de refrigeração, a pressão pode ser mais alta, chegando até 180 bar. A escolha correta dos materiais e a vedação adequada garantem o bom funcionamento e a durabilidade desses dispositivos em diferentes condições de operação.